MENU

Gestão das emoções: caminho para o desenvolvimento de competências socioemocionais

29 de agosto de 2023,
E-docente
Como ter a gestão das emoções

A BNCC traz, entre as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes, as competências socioemocionais. Como trabalhar este aspecto em sala de aula? Explorar a gestão das emoções, de forma adequada a cada faixa etária, é um caminho possível para ajudar estudantes de todos os segmentos a lidar com o estresse e a ansiedade e, pouco a pouco, construir as competências socioemocionais esperadas.

Esse tema, que se tornou ainda mais sensível com o retorno às aulas presenciais depois do período de distanciamento social – e consequente fechamento das escolas – no pico da pandemia, é estudado há muitos anos pelo doutor em psiquiatria, educador e escritor Augusto Cury.

A nosso pedido, ele compartilhou algumas orientações para inspirar você a desenvolver formas de trabalhar o tema em sala de aula e ajudar os estudantes a gerenciar suas emoções de forma mais eficaz, colaborando, assim, para a construção de suas competências socioemocionais.

Gestão das emoções na escola

1. Ensine-os a identificar suas emoções e a expressá-las de forma adequada

A primeira recomendação é ensinar os estudantes a identificar suas emoções e expressá-las de forma adequada. Pode-se fazer por meio de atividades como rodas de conversa, desenho ou escrita, em que os estudantes possam expressar seus sentimentos livremente.

2. Ajude-os a desenvolver a empatia e a compreensão pelos outros

A segunda recomendação é ajudar os estudantes a desenvolver empatia e compreensão pelos outros. Fça isso com atividades em grupo, principalmente aquelas que envolvem relatos pessoais ou leituras de textos autobiográficos em primeira pessoa, nas quais os estudantes possam aprender com a escuta das experiências uns dos outros.

3. Incentive-os a pensar antes de agir

A terceira recomendação é incentivar os estudantes a pensar antes de agir. O melhor trabalho é por atividades e jogos de estratégia que envolvam reflexão e planejamento, fazendo com que, assim, o estudante exercite o raciocínio lógico e sua maneira própria de pensar.

4. Ensine-os a lidar com o fracasso e a frustração

A quarta recomendação é ensinar os estudantes a lidar com o fracasso e a frustração. Para isso, você pode propor atividades desafiadoras que demandem resiliência e perseverança, como enigmas, quebra-cabeças ou trabalhos em grupo focados em colaboração.

5. Ajude-os a desenvolver o autocontrole

A quinta recomendação é ajudar os estudantes a desenvolver o autocontrole. Podemos fazer por meio de atividades que trabalhem foco e paciência, como meditação ou outras técnicas de relaxamento.

6. Incentive-os a ter pensamentos positivos

A sexta recomendação é incentivar os estudantes a ter pensamentos positivos. Para cultivar esses pensamentos, você pode propor atividades como exercícios de gratidão e outras técnicas de mindfulness, em que os estudantes entrem em contato com suas emoções e construam vias neurais saudáveis.

7. Ensine-os a ter um propósito na vida

A sétima recomendação é ensinar os estudantes a ter um propósito na vida. Pode-se trabalhar com atividades que compreendam planejamento e reflexão sobre o futuro, como projetos de impacto social e definição de metas, sonhos e objetivos pessoais. O trabalho com “projetos de vida” colabora bastante neste sentido

Orientações finais sobre Gestão das Emoções

Essas orientações podem ajudar os professores a trabalhar melhor esse assunto com seus estudantes para que eles consigam fazer a gestão das emoções de forma mais eficaz.

Com a habilidade de gerenciamento de emoções mais desenvolvida, certamente será mais fácil desenvolver competências socioemocionais como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomadas de decisão responsável, por exemplo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você gostou dele, compartilhe-o com seus amigos e colegas de trabalho. E, se você tiver alguma outra recomendação para trabalhar com os estudantes a gestão da emoção, deixe um comentário abaixo!

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A importância da rede de apoio para professores: como a ajuda mútua fortalece a educação
24 de setembro de 2025

A importância da rede de apoio para professores: como a ajuda mútua fortalece a educação

"Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira". O famoso provérbio africano ressoa profundamente no contexto educacional. Ele remete...
O que é, afinal, fluência leitora? 
23 de setembro de 2025

O que é, afinal, fluência leitora? 

Atualmente, numerosas são as estatísticas que revelam a “fluência leitora” de estudantes em diferentes fases do Ensino Fundamental. Para alimentar...
Cibersegurança na escola: protegendo dados e alunos no ambiente digital
22 de setembro de 2025

Cibersegurança na escola: protegendo dados e alunos no ambiente digital

A cibersegurança na escola tornou-se uma preocupação fundamental diante da crescente digitalização dos processos educacionais contemporâneos. O aumento exponencial de...
Técnicas de escuta ativa e acolhimento de alunos em vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico
19 de setembro de 2025

Técnicas de escuta ativa e acolhimento de alunos em vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico

O ambiente escolar apresenta contextos e histórias dinâmicas, muitas vezes consolidando cenários complexos de vulnerabilidade social e sofrimento psíquico. Isso...
O impacto do uso excessivo de telas e redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes
18 de setembro de 2025

O impacto do uso excessivo de telas e redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes

Vivemos no “mundo do futuro”, ou seja, em um mundo mediado pela tecnologia e totalmente conectado; não temos mais como...